LAREIRAS ECOLÓGICAS: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Você já ouviu falar em lareiras ecológicas? As eco lareiras estão se popularizando no Brasil, principalmente nos lugares onde o inverno é mais rigoroso e faz mais frio.

Assim, as lareiras ecológicas já são muito utilizadas em países europeus e nos Estados Unidos como uma alternativa mais limpa e moderna para as lareiras tradicionais.

Dessa forma, se está em busca de detalhes sobre as eco lareiras, este artigo traz todos os detalhes e informações sobre as eco lareiras. Leia o artigo até o final para saber mais sobre as lareiras ecológicas.

O que são as lareiras ecológicas?

As lareiras ecológicas são uma excelente opção para quem deseja aquecer o ambiente interno de modo sustentável, sem construir ou instalar chaminés e utilizar lenha.

Sendo assim, as eco lareiras funcionam a base de álcool ou de etanol, e funcionam de forma autossuficiente, sem produzir fumaça e poluir o ambiente, já que funcionam com um combustível limpo.

Além de aquecer o ambiente, as eco lareiras fazem a diferença na decoração interna, principalmente na questão estética e de conforto.

Um dos detalhes mais interessantes das lareiras ecológicas são as chamas produzidas na lareira, que possuem uma coloração diferente que dá um toque todo especial na decoração.  

Motivos para aderir às lareiras ecológicas

Existem muitas vantagens em aderir as lareiras ecológicas, tanto na questão ecológica quanto no bem-estar de quem opta por essa opção.

Podemos citar como vantagens das eco lareiras:

  • Promovem o equilíbrio térmico do ambiente e aquecem muito bem;
  • É fácil de utilizar, já que utiliza o etanol para produzir as chamas, bastando colocar a faísca próximo ao queimador;
  • Podem fazer parte da composição e do design tanto interno quanto externo, deixando o ambiente mais bonito, moderno e agradável.

Entretanto, as lareiras ecológicas não possuem vantagens apenas estéticas e ambientais, mas também contribuem para a melhoria da saúde de quem as utiliza.

De modo geral, as lareiras comuns podem causar problemas pulmonares e respiratórios em quem as instala no ambiente, já que produzem muita fumaça, fuligem.

Assim, as lareiras comuns contribuem para o desenvolvimento de problemas de saúde como angina e obstruções pulmonares.

Ao aderir às eco lareiras, você está buscando uma alternativa mais limpa e menos poluente, que produz menos fumaça e é ecologicamente correta.

Como escolher as lareiras ecológicas

Primeiramente, é importante pensar no objetivo de estar escolhendo as lareiras ecológicas para fazer parte do seu ambiente, se é pela decoração, conforto ou pela questão ecológica.

Além disso, é fundamental procurar um bom profissional para avaliar o seu ambiente e indicar qual a melhor opção para o local, pois a instalação das eco lareiras contam com uma série de procedimentos de segurança.

Assim, o profissional irá verificar o espaço no qual deverá instalar a eco lareira e analisar a melhor opção, principalmente nos casos de apartamentos, que possuem regras de condomínio a serem seguidas.

Outro detalhe muito importante e que merece atenção é a questão do custo-benefício, pois dependendo do modelo e do escolhido, os valores irão variar bastante.

Por isso, antes de instalar a sua lareira, observe as possibilidades, modelos disponíveis e valores de mercado para fazer a melhor escolha.

Conclusão

As lareiras ecológicas são uma excelente opção para quem busca um equilíbrio térmico, aliando design, modernidade e sustentabilidade.

Contudo, é importante destacar que as lareiras ecológicas possuem uma função mais estética do que de aquecimento e equilíbrio térmico de fato, e por isso é fundamental saber se ela irá lhe atender ou não.

Assim, se o seu objetivo é estético para compor um projeto moderno, as eco lareiras são uma excelente escolha.

COMPARTILHE

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossas Políticas de Privacidade.