COMO UTILIZAR ITENS DE DECORAÇÃO RÚSTICA NOS AMBIENTES INTERNOS

Convenhamos que a decoração de um ambiente faz toda a diferença, não é verdade? E por falar em decoração, hoje vamos falar da decoração rústica e de como utilizá-la em seu ambiente interno.  

A decoração rústica remete à vida no campo, com maior tranquilidade, conforto e aconchego, mas sem deixar de ser moderna.

Sendo assim, se está em busca de dicas e inspirações para decorar o seu ambiente interno, leia este artigo até o final.

O que é a decoração rústica

A decoração rústica remete às casas do campo, que são aconchegantes e confortáveis, mas sem deixar de ser moderna.

Sendo assim, a decoração rústica traz detalhes e composições com materiais como a madeira, o couro, fibras e trabalha muito as texturas, principalmente nos pisos.

Por mais que pareça difícil criar ambientes com esse tipo de decoração, ela pode ser coloca em diversos cômodos da sua casa ou apartamento, e tudo depende das composições que são realizadas.

Itens e característica de uma decoração rústica

Ao pensar em uma decoração rústica, já imaginamos peças ou detalhes em madeira, inclusive madeira maciça, que pode ser a base da decoração do seu ambiente interno.

Assim, você pode utilizar a madeira tanto nos móveis, no piso e na decoração, criando texturas e contrastando cores, trazendo um ar rústico e ao mesmo tempo sofisticado e aconchegante.

Outro item característico da decoração rústica são os móveis antigos e rústicos. Podemos citar como exemplos de móveis as mesas e cadeiras, armários e cômodas, e tudo depende do ambiente que está sendo decorado.

Além disso, os revestimentos e pisos são características fundamentais da decoração rústica. Assim, é possível acrescentar detalhes no piso, nas paredes e na estrutura, como as vigas.

Para fazer o contraste com a madeira, é possível utilizar materiais como as pedras, metais e materiais naturais, assim como decorações e artesanatos que criem um equilíbrio no ambiente.

Como criar uma decoração rústica no ambiente interno

Para criar uma decoração rustica em seu ambiente interno, trouxemos algumas ideias para você se inspirar.

Caso deseje criar um ambiente rústico em sua sala de estar, você pode investir em vigas, estruturas e pisos de madeira. Também podem compor o ambiente peças como mesas de centro, cadeiras e decorações em materiais naturais.

São peças decorativas muito interessantes para compor a sua decoração: quadros, itens de cerâmica, cobre e pedras.

Entretanto, se deseja criar uma decoração rústica nos quartos, pode utilizar guarda-roupas, cômodas e até mesmo a cama em madeira maciça.

Para completar o ambiente, você pode investir em iluminações como candelabros, luminárias, tapetes e itens mais rústicos. Aplicações de madeira nas paredes contrastam bem com tijolos e pedras a mostra.

Você pode criar uma cozinha com decoração rústica, utilizando armários, mesas, cadeiras e bancadas em madeira maciça. Na decoração, é possível incrementar a decoração com itens de metal e fibras naturais.

Na mesa, você pode utilizar cestos de metal, centros de mesa em crochê ou materiais mais rústicos.

Se desejar, decore o ambiente com plantas naturais, que trazem um ar natural e aconchegante, principalmente nas salas de jantar e de estar.

Além disso, também é possível fazer composições de madeira, principalmente em versões recicladas, que remetem à simplicidade do campo.

Conclusão

Criar um ambiente interno com uma decoração rústica não é tão complicado. O mais importante é escolher os materiais e itens corretos para criar esse ambiente aconchegante e moderno.

Outro detalhe que deve ser observado ao compor a decoração rústica é o equilíbrio, para não deixar o ambiente muito pesado e cheio de itens pesados e maciços.

É interessante utilizar peças rústicas e peças modernas para tornar o ambiente mais agradável, aconchegante e equilibrado.

COMPARTILHE

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossas Políticas de Privacidade.