O QUE É O MANEJO SUSTENTÁVEL?

Você já ouviu falar no manejo sustentável de madeira? Caso ainda não tenha ouvido, neste artigo você saberá mais sobre a prática e sobre as suas vantagens.

De modo geral, esta técnica tem vários objetivos, e os principais são a maximização da produção, preservação do meio ambiente e minimização dos impactos ambientais no momento da extração da madeira.

Sendo assim, a técnica envolve todos os aspectos de produção das peças em madeira, desde a sua extração até a entrega ao cliente.

Mas afinal, o que seria o manejo sustentável?

Não é segredo que a extração de madeira e a preocupação com o meio ambiente vem crescendo ao longo dos anos, e com ela a necessidade de criar alternativas para garantir a continuidade das atividades.

Sendo assim, o manejo florestal sustentável consiste na aplicação de várias técnicas para diminuir os impactos no meio ambiente no momento da captação dos recursos naturais.

Além disso, o manejo sustentável visa a continuidade e renovação dos recursos naturais, que no caso é a madeira, garantindo que as próximas gerações também tenham esta fonte de recursos naturais.

Dessa forma, esta prática segue todo um processo produtivo, onde o responsável pela área de extração da madeira seleciona as árvores aptas para o corte. Para as árvores estarem aptas, elas obedecem aos seguintes requisitos:

  • Devem possuir um diâmetro mínimo e ideal, definido pelo IBAMA;
  • As árvores não podem cair sobre outras espécies protegidas no momento da extração;
  • As arvores não podem possuir ninhos nem serem matrizes reprodutoras.

Além destes requisitos, o manejo sustentável também planeja as rotas de acesso aos locais de extração e preserva o meio ambiente, principalmente a fauna e a flora.

Assim, o principal objetivo do manejo sustentável é combater a extração ilegal e exploratória de madeira.

Na prática, esta técnica visa o planejamento da extração de madeira, onde a retirada das árvores é feita de maneira catalogada, respeitando o tempo de regeneração da floresta.

Outro detalhe muito interessante nesta técnica é a catalogação das árvores, onde cada uma possui um código, identificando e controlando toda a cadeira produtiva.

No manejo sustentável, também são fundamentais a preservação e o aproveitamento máximo da madeira, e por isso são utilizadas partes da árvore como:

  • Casca;
  • Nós;
  • Galhos;
  • Fissuras;
  • Resinas;
  • Cipós.

Cada uma dessas parte é utilizada parar criar detalhes e conferir singularidade às peças, tal como promover o aproveitamento e a sustentabilidade em todos os aspectos.

Vantagens do manejo sustentável

Existe uma série de vantagens do manejo sustentável, tanto nos aspectos ambientais, econômicos e sociais.

No aspecto ambiental, o manejo sustentável é muito benéfico pela questão da preservação e conservação da floresta, tal como da fauna e da flora. Além disso, esta técnica diminui a exploração clandestina de madeira.

No quesito econômico, a técnica promove maior geração de renda para a comunidade que a pratica, além de evitar o desperdício da matéria prima e aumentar os lucros.

Quanto aos ganhos e vantagens sociais, o manejo sustentável estimula o crescimento e organização das cooperativas e associações, além de promover a capacitação e formação profissional dos produtores.

Além disso, a técnica também promove o bem-estar e a segurança no trabalho, já que estabelece regras no manejo e na extração da madeira.

Outra grande vantagem de aderir ao manejo sustentável é a confiabilidade no produtor, que reflete diretamente no produto que será montado a partir daquela matéria prima.

Conclusão

O manejo sustentável é uma prática muito vantajosa em todos os aspectos, tanto para o produtor quanto para o cliente.

Ao consumir uma peça produzida e certificada pelas práticas do manejo sustentável, o consumir investe em um produto de qualidade, além de contribuir para o desenvolvimento de práticas sustentáveis.

COMPARTILHE

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossas Políticas de Privacidade.