MANEIRAS DE FAZER O REAPROVEITAMENTO DE MADEIRA

Sabe-se que o setor da construção é um setor consolidado e de grande relevância no Brasil. Contudo, os resíduos sólidos também acompanham o volume de produção.

Sendo assim, a preocupação é voltada para a produção dos resíduos e com o impacto ambiental. Como modo de diminuir estes impactos, é possível realizar o reaproveitamento de madeira.

No artigo de hoje vamos falar sobre o reaproveitamento de madeira e sobre as possibilidades de incluir esta ideia em seu projeto.

Como fazer o reaproveitamento de madeira

De modo geral, é possível fazer o reaproveitamento de madeira tanto com madeira de construção quanto com madeira de demolição, sendo uma opção muito prática e acima de tudo sustentável.  

Sendo assim, a madeira de construção e de demolição são as sobras dos materiais utilizados em obras e em construções.

Possivelmente, você já deve ter utilizado ou feito o reaproveitamento de madeira em sua casa, porém em menor escala.

Dessa forma, a proposta do reaproveitamento de madeira é utilizar estas sobras e criar coisas novas, reinventando peças e criando novos conceitos de móveis e de decoração.

Assim, trouxemos 07 dicas para fazer o reaproveitamento de madeira e dar um novo ar ao ambiente.

07 dicas para o reaproveitamento de madeira

Existem algumas maneiras de reinventar as peças e fazer o reaproveitamento de madeira. Leia a nossa lista a seguir.

Armários

Uma opção excelente para fazer o reaproveitamento de madeira é construir armários, que podem estar presentes tanto em cozinhas, salas de estudos e escritórios.

Os armários em madeira dão um ar rústico ao ambiente, e podem ser combinados com itens mais modernos e contemporâneos, criando um ambiente harmônico.

Mesa de cabeceira

Outro móvel para compor o seu ambiente é a mesa de cabeceira, que é um móvel super funcional e pode ser utilizado para estética e para decoração.

Assim, a mesa de cabeceira é funcional para guardar objetos pequenos e de importância no ambiente, e dão um charme para o ambiente.

Estantes e prateleiras

Outras opções para o reaproveitamento de madeira são as estantes e prateleiras, que podem compor o ambiente interno.

Dessa forma, você pode utilizar a madeira de construção para fazer estantes unidas a outros materiais como o vidro, para criar um móvel com toque moderno.

Nos escritórios, é possível criar prateleiras a partir de madeira de construção, para colocar livros e objetos que sejam de importância para o ambiente.

Mesas

Outra excelente opção para fazer o reaproveitamento de madeira é criando mesas, tanto para a área interna quanto para a área externa.

Inclusive, você pode utilizar as sobras de madeira de um deck para construir a sua mesa e criar um ambiente aconchegante e rústico.

Espelhos e molduras para lavabos

Também é possível utilizar a madeira de demolição para decorar espelhos dos lavabos.

Para isso, você pode colocar a peça de madeira atrás do espelho, criando um fundo e uma moldura para o espelho, criando um ambiente rústico e moderno, se combinado com peças de mármore.

Sofá e cama

Outra opção para fazer o reaproveitamento de madeira é utilizando a madeira de construção em sofás e camas.

No caso do sofá, é possível combinar a madeira ou pallets com estofado e almofada, criando um ambiente diferente, criativo e confortável.

Para a cama, é possível utilizar os pallets tanto na parte de baixo da cama quanto no painel, trazendo um ar rústico e confortável.

Suporte para canecas e chaves

Essa decoração é uma das mais simples e comuns no reaproveitamento de madeira.

Assim, basta lixar, envernizar a madeira e colocar suportes para pendurar os objetos, sendo um detalhe que faz diferença no ambiente.

Conclusão

Nesse sentido, existem muitos meios de fazer o reaproveitamento de madeira na decoração dos ambientes, criando peças incríveis e rústicas.

Entretanto, é necessário tratar a madeira e dar o acabamento para deixar a peça exclusiva e mais bonita.  

COMPARTILHE

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Acesse nossas Políticas de Privacidade.